Saturday, December 22, 2007

 
Para os meus amigos, especialmente para a Alex,
neste Natal/2007 com Votos de um Bom 2008!


À memória de Léo Ferré


"Salvé, Música!
Salvé, vocês todos!

Salvé...Portugal, como uma música de partida para lá, lá onde as
estrelas se põem a interrogar-se sobre a nossa vida profunda, quando
ela, a nossa vida, é uma simples questão de biologia...

Olá Portugal! Olá Portugueses
meus amigos,

aqui estou eu para lhes dizer que os amo e que nunca encontrei, sob os
projectores, compreensão e afeição maiores...Tenho a impressão de que
nos conhecemos há 100.000 anos...
O tempo...é como uma página que parece branca...o tempo, para mim, é
o Amor vermelho e negro...igual a uma página da minha Música.
Nunca uma página está em branco; há sempre nela a imponderável marca
dos farrapeiros ou daquele bosque, além, que se cria perdido para sempre
e para sempre investido pelo terror das aves nocturnas, pássaros do tamanho
de homens, eles também, que buscam, na floresta, algo que alimente a
curiosidade dos imbecis ou a casta inteligência dos ratos de biblioteca, ou
dos empresários de notícias do nosso dia-a-dia, de um passado próximo,
que amanhã de manhã será lido nas ruas de Nova Iorque ou nos caixotes do
lixo da irrisão, da decadência universitária, do encanto, enfim, quando esse
encanto se multiplica por 50, 100, 200 páginas dum magazine à cata de
conhecimentos...
Para lermos nas entrelinhas, é preciso haver linhas...Para lermos entre-olhos,
é preciso haver vontade de nos deixarmos ler também. E para ler a bruma,
há que avançar devagar para esse húmido desespero que eloquentemente
se limpa no próximo posto...de gasolina. "Veja lá: está bem assim? E o óleo?...",
até que chega o momento de nos perdermos no rasto dum silêncio povoado:
estou sozinho, eu, e persigo a minha solidão. Mais não sou do que um Anjo
a cavalo nos cavalos do meu carro...do teu carro...Esta página do caminho
é uma página habitada pelo inútil,
pelo fantástico, pela tremura do Amor, pelo desastre do pensamento evolutivo.
Nada, nada há que se desfaça, se nada houver a desfazer, e contudo...Sei de engarrafamentos em que a lei do número leva a melhor ao tempo. Se contares
as paragens declinando esse verbo fraterno e ansioso que se chama "viajar",
ficarás sem saber nada do teu destino de viajante. A imaginação levar-te-á
longe, se tu quiseres, mas depois vais à deriva, mesmo sem quereres, já não
podes parar, porque o imaginário não tem vontade. É isso que provoca aquela vibração-ou algo semelhante- dos insectos desconhecidos que a gente afasta
com uma sapatada. Quando se pára, a página de súbito enegrece, sem que a máquina jamais se ponha a andar!
O sonho é a Música sobre a página branca...ou que branca parece. Porque no
fundo a página é sempre negra, desse negrume dos cisnes, à noite, quando a
gente de repente se lembra que não está neste mundo. As pautas, nesta folha de papel, estão cheias de sinfonias "simpáticas"...A Música maior nunca ninguém a lerá, nunca ninguém a ouvirá. Geme, algures, numa floresta mal apreendida."

In Léo Ferré-Álbum, Edição Ulmeiro, 1984, tradução de Luiza Neto Jorge.

Comments:
Belo poema!
Grande Leo Ferré!

Pela parte que me toca, muito obrigado.

Que a madrasta da vida deixe de ser pesada e adversa e o deixe (vos deixe) em paz. Que 2008 deixe boa memória, traga a tal paz, saúde, tranquilidade e alegria.
Forte abraço
jl
 
Feliz Ano Novo!!!

Um forte abraço
Virlene
 
Encontrei-te na Alex e segui a pista. Encontrei-te e creio mesmo que já por aqui tinha passado em tempos. Gosto da tua escrita e deste teu canto.
Ah, e amigos dos meus amigos, meus amigos são. Se não te importas , levarei o link do teu blog.Gostei do título. E da escrita!
Beijinhos

Bom Ano Novo
 
Zé Luís,

Um excelente 2008, são os meus votos, mesmo se os astros parecem estar em posição pouco favorável...
Um forte abraço!
 
Vivis,

Espero para ti um grande 2008!
Gostei muito do teu novo blog!
Um grande abraço!
 
Sophiamar,

Obrigado pelas palavras...Espero que o 2008 te traga tudo o que desejas!
Continuaremos a ver-nos por aqui!...
Prometo visitar mais o teu espaço. Agradeço o link!
Beijinhos!
 
POètes Vos papiers!
C'est ça aussi cette vieille nouvelle année qui s'annonce plus surveillée que les autres.
Bom Ano NOvo Velho e Novo-NOvo e ...Bom,é que ele é preciso, BOMBOM, com saùde e o resto segue e soma.
O grande Léo avec le Temps, C'est extra, La Solitude...ça n'existe pas...a madrasta nao é boa nem mà, é aquilo que os homens escrevem nos dias que vivem.
Paz era BOM, era aquilo que aconteceria de melhor no mundo.
Vamos começar pela nossa.
BOM ANo a todos os amigos da cidade
deles. Até breve, beijinhos,
LM
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Page Counters