Wednesday, October 03, 2007

 
À MEMÓRIA DE MEU PAI JOSÉ RIBEIRO

Herdei o teu nome. Hoje fazias anos. 103!...
Partiste sem me avisar há 40 anos e uns
dias. Tinha estado contigo na véspera a
perguntar-te porque andavas sempre
carregado que nem um burro a caminho
de Lisboa. Estás na adega na véspera da
tua morte a acondicionar as uvas com
aquelas folhas da videira, algumas nuns
tons de cor que ficaram gravados para
sempre em mim, acondicionavas as uvas
para a tua viagem de comboio, as viagens
de borla também pagavam o teu trabalho
escravo na CP e eu perguntei-te porquê tanto
trabalho e tu respondeste: então filho
não temos de ser uns para os outros? E
eu jurei a mim mesmo nunca mais te
fazer essas perguntas. E não será hoje
que quebro essa promessa.
Partiste 15 dias antes do Miguel nascer.
Miguel José em tua memória também.
Já conhecias a tua neta Sofia. Ana Sofia.
Tinha pouco mais de um ano e recordo
tantas vezes a alegria com que te debruçavas
sobre o seu berço. Vinhas de comboio, claro!
Hoje o António, o irmão mais velho, deixou-me
uma mensagem no telemóvel, nem imaginas
como tudo isto está mudado, e dizia:
"Hoje faz 103 anos o pai. Como é pobre e está
no desemprego mandou-me sardinhas, broa,
vinho e bolo para o almoço (...)." Depois
fala-me de coisas que nos doem por dentro.
Tantas vezes penso em ti, tanta falta me
fizeste ao longo destes anos todos. Tinha
muitas coisas para te contar. Vejo-te tantas
vezes no campo, na horta, na vinha, nas
oliveiras, nos pinhais. Estou contigo na lagar de azeite
que ficava mesmo em frente da nossa casa.
Aquele era um local onde gostava de estar
contigo. A minha alegria quando te levava
a comida ao campo...É noite agora, estarias
já a dormir, antes levei-te o teu bagaço
"é para a sossega, filho". Boa noite, pai!

Comments:
É assim. Inexorável.
Manuel
 
:)

é sempre bom recordar os que sempre estão connosco, apesar de já terem partido.

é assim que se é imrortal, no coração de quem nos ama.

Um grande abraço
 
Amigo Zé,
é tao lindo e tocante, fiquei cheia de tristeza e amor por esse teu grande amor e tristeza da perda,
do teu pai e das coisas que o rodeavam, eram ele e tu ao pé.
Da evocaçao forte que fazes e sentes nesse dia, da maneira e a forma de o escreveres.
Obrigada pla emoçao, obrigada pla confiança, obrigada por nao ser possivel fazer doutra maneira, do que esse abandono, é um dom que faz corpo com o mundo, com os ausentes, connosco.
beijos amigo és um homem bom Zé, isso é como o leite que de tao quente que està," deita por fora ", é assim a tua amizade, a tua inteligência do coraçao!
Beijinhos, continua a transbordar...
lidia
 
Um bom filho dá sempre um grande pai,
e um grande pai cria sempre um grande filho.




Um abraço
Sentido e emocionado.
 
Vim deixar-te um abraço Zé, desejar um bom Domingo e dizer-te que o sol continua por aí.
Nós perdoamos a tua ausência:)
E incentivamos!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Page Counters