Friday, September 14, 2007

 
O poema encomenda-se recomenda-se a ementa dos anos doces
com fitas multicores no dorso o urso a urze uns olhos com olhos
de ver a imponente criatura espalha-se ao espelho dos dias
mastiga pastilha elástica entre os ulmeiros a poesia passeia de
triciclo pela avenida que belo par por aí vai senhores não larguem
a trela ao cãozinho da dama ah a dama temente a Deus e aos
homens o meu pé dormente a dor dos anos a semente espalhada
aos quatro ventos:
amem-se, amanhã é tarde!

(J.A.R.)

Comments:
Sim, parafraseando o Rosa, direi que não podemos adiar o amor para outro século.

"Não posso adiar o coração."

Ramos Rosa
 
Mon coeur est ce que je ne suis pas, o meu coraçao é o que nao sou eu, disse o Artaud.
Beijos, LM
Gostei muito do pé dormente...
 
Belíssimo poema.
E esse "no dorso o urso a urze uns olhos com olhos
de ver a imponente criatura espalha-se ao espelho dos dias" deixa-me em suspenso.
Gostei.
 
Só hoje consegui ler estas palavras no tom certo ...
Não sei se te acontece Zé? Há dias em que as palavras não nos entram ... e noutros ...



O poema nasce de dentro, vem da alma, das entranhas, da dor, da tristeza, do amor, da felicidade também. Poema? Poema é paixão, é vida, é entrega.


Um poema?
É para já. Poema.
Só pede inspiração
Não é problema.
Ou teorema matemático.
Poema é liberdade
E vamos a ele
Que se faz tarde.
Posso optar pelo dramático:
A morte
O ciúme
Ou a má sorte
Quando costume.
Em boa verdade
Não faltam temas
para os poemas:
Pôr do sol, lua cheia
As flores
Odores
Ondas na areia
O Amor,
Pois, o Amor.
Não é tema obsoleto
Confesso-me indeciso
Paria já um poema
Sobre o dilema
Se fosse preciso.
Mas não é o rumo
Fumo e penso
Penso e fumo
O poema que quero
Tem de ser um grito
Imenso
Infinito
Sincero
Talvez protesto social.
Esquece.
É boa briga
Mas não me parece
Que consiga
Ser original.
Decide-te: o quê?
Deixa, logo se vê.
Logo não. Agora.
Empurra-me isso
Do compromisso
E chegou a hora.
Então pronto,
Só preciso de calma
Poema também é conto
O poeta conta
Enlevo ou afronta
Que lhe vai na alma.
...

Mário Zambujal, À procura de um Poema
 
Alex,boa noite!:) Muito obrigado pelas tuas palavras...sempre estimulantes.E obrigado também pelo bonito poema do Mário Zambujal, um grande contador de histórias, logo um bom escritor e...poeta que eu desconhecia!
Um abraço. Bom fim de semana!...
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Page Counters