Sunday, August 26, 2007

 
Para a Alex
Para a Papu

" AMIGO

Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra "amigo".

"Amigo" é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

"Amigo" (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
"Amigo" é o contrário de inimigo!

"Amigo" é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada.

"Amigo" é a solidão derrotada.

"Amigo" é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
"Amigo" vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O'Neill, in "Poesias Completas 1951/1983", IN-CM, 1984

Comments:
Caro José,

O amigo é tudo o que diz o O'Neill, e, sobretudo, o "erro corrigido".E também "a solidão derrotada"

Um abraço.
Manuel
 
Amigo é encontrar um braço, um abraço, uma mão quando menos se espera.

Alguém que nos diz "-estás aí, e estou aqui, incomoda-me o teu silêncio, quero saber se estás bem".



Zé ... "BEM HAJA"

E aproveito para dizer que ... bem hajam os amigos do Zé que vão contando alguns preciosos segredos que ele tão bem guarda.


Um grande ABRAÇO!
Obrigada Zé:)
 
Tanto que se pode dizer sobre o Amigo!
Mas, creio que o O'Neill disse tudo o que há de mais importante a dizer.
Que belíssimo poema.

Apetecia-me - também a mim - "martelar" em certas palavras...

Abraço, Zé Ribeiro. E até...
 
Ó Zé... obrigada! Não podia ter mehor recepção à chegada a este país frio (brrrrrrrrr.... já não estou habituada), ainda para mais depois de todos os desencontros ocorridos . só me resta dizer que para a próxima, nem que chovam canivetes, lá nos veremos, com tempo para uma grande conversada!
Obrigada e um abraço
 
O Tejo, também é, o rio da minha aldeia!


boa noite Zé.
 
O amigo Zé é o amigo, veio pra ficar!
os amigos do Zé, alguns que eu conheço de visu ( outros nao)
me alimentam e correm-me plas veias, os poemas que eles escrevem, os do zé, os do esquecimento, do rio, le Léthé, aquele onde as almas vao tentar beber a memoria das suas vidas passadas, e juntando as maos debruçam-se.
Jà perto dos labios,a agua escorre e nao se deixa beber...so nos sao permitidas algumas gotas...por isso, consentimos algumas imagens na nossa vida daquilo a que chamamos o " déjà-vu" e a sensaçao de conhecermos certas pessoas.
Adoro estes mitos, nao concebo amizade sem partilhas, abraços de paris jà frio...LM, paris
beijinhos Zé!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Page Counters