Monday, January 01, 2007

 
Cambaleando entre o arvoredo o Eng. Ferreira de Magalhães
falava alto talqualmente o padre no púlpito em dia de festa.
Lembrou-se de uma frase latina e gritou-a aos quatro ventos:
sic transit gloria mundi. Que é feito de um homem? Desde
quando se via assim só e triste e sem ninguém para o ouvir
perorar sobre as grandezas e misérias humanas. Ah, a capital lá
está altaneira e puta, vadia partilhada por sete colinas.
Dizia o Engenheiro: foda-se! Que ninguém me traga notícias
de Lisboa: o povo unido está fodido! É o que vos digo, em boa
hora o digo e faço: quem governa o mundo? Tentou sentar-se
junto a um pinheiro mas a fraqueza das pernas obrigou-o a
ficar de borco rente ao caminho. Nem vivalma. Apenas o barulho
das ramagens respondia ao seu queixume. Foda-se, repetiu.
Desde quando se tem a certeza que um homem está
arrumado? Um zumbido chato inundava-lhe o cérebro e nada
lhe dizia da proximidade da sua cabana. Os pinheiros erguiam-se
à sua frente quais perigosos fantasmas e pensou: agora
é que estou mesmo arrumado. Nem sequer sei de onde
sou nem qual a forma de sair desta escuridão. A memória
varreu-se-lhe de todo quando pensava: nem sequer sei quem
sou. Engenheiro Ferreira de Magalhães, um seu criado!
Disponha agora que eu estou em maré de boa vontade.
Amanhã é tarde. Amanhã será tarde? Amanhã não é tarde
nem cedo. Amanhã não existe. Sou hoje um homem de borco
à beira do caminho. A coruja acaba de me anunciar que a
noite já não é uma criança. Quem sou eu? Quem és tu?
Ou eu sou tu e tu és a Esfinge? Quem se finge aqui no meio
da floresta? Estamos perdidos no vasto horizonte e ninguém
nos poderá jamais ensinar o caminho. Caminha. A estrada é
longa e longínqua é a tua cabana, e o luar não há-de tardar.
Quem nos poderá culpar se não conseguirmos decifrar o
enigma do Eng. Ferreira de Magalhães?
De borco, cansado, com o cérebro a zumbir, assim sentenciou:
fiquem-se com esta, quem governa o mundo é a foda,
ouviram? Quem governa é a foda, ou têem dúvidas?

Comments:
"Quem governa é a foda", não tenho quaisquer dúvidas.
Um abraço
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Page Counters