Sunday, January 28, 2007

 
"A avareza sórdida é um snobismo. A
ostentação é um snobismo. A profusão
excessiva é um snobismo.(...) No estado
actual da nossa sociedade é impossível,
por vezes, não ser snob."
W.M.Tchackeray, 1848

"O snob sente-se, por natureza, pouco
firme nas suas relações sociais. Por isso,
recorre ao snobismo como a uma massagem
do seu eu. Como ninguém tem bastante
confiança em si mesmo para que o seu eu
nunca precise de qualquer manipulação
externa, não há ninguém que não seja snob
de uma maneira ou doutra.(...) E não há
maior snob do que um snob que julga
poder definir um snob."
Russell Lynes, 1950

In Pierre Daninos, SNOBÍSSIMO, Círculo de Leitores, 1973


Comments:
"Pus o meu sonho dentro de um navio
e o navio em cima do mar
- depois, abri o mar com as mãos
para o meu sonho naufragar.

Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas
e a cor que escorre dos meus dedos
colore as areias desertas.

O vento vem vindo de longe
a noite se curva de frio
debaixo de água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio.

Chorarei quanto for preciso
para fazer com que o mar cresça
e o navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.

Depois, tudo estará perfeito:
praia lisa, águas ordenadas
meus olhos secos como pedras
e minhas duas mãos quebradas"

Cecília Meireles

É um poema muito lindo que me acompanha há muito.
Ler a Balada da Neve e outros textos que aqui deixou fez-me lembrar dele.

Um abraço :)
 
Boa noite, Papu:)

Estive hoje com um editor meu amigo a falar dos seus textos e de uma ideia que tive...depois lhe falarei por email! Coincidências?!...
É lindo este poema da Cecília Meireles. Não o conhecia!Obrigado!
E...gentileza por gentileza, aqui lhe deixo mais um poema da Cecília Meireles:

"MOTIVO

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Si desmorono ou si edifico,
si permaneço ou me desfaço,
-não sei, não sei. Não sei si fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
-Mais nada."

Um abraço:)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Page Counters