Saturday, January 20, 2007

 
Aos meus amigos, a quem me lê

Os livros acompanham a minha vida desde menino. Ainda estou para saber como tudo aconteceu.
À partida nenhuma razão apontaria para este desfecho.
Não sei se os livros, todos os livros, me salvaram, ou me levaram à perdição...
Sei poucas coisas, sei que com poucas coisas se faz a felicidade
de uma pessoa...Aquela tarde de chuva, um passeio à beira-mar, um sorriso perdido no tempo, a tua silhueta no entardecer, o sol no horizonte, uma noite de luar...
E por isso falava de livros, todos os livros. O estranho fascínio
pelo cheiro da tinta quando as máquinas tipográficas arrancam os seus sons metálicos é indescritível! A leitura, as leituras, as epígrafes...coleccionador de epígrafes, poderia ser
também. E são elas, as epígrafes, que me proponho partilhar convosco a partir de hoje, à média de uma por dia. Convenhamos que não está nada mal... a ver vamos então!...

Encontro no Inverno com António Lobo Antunes

Com as aves aprende-se a morrer.
Também o frio de Janeiro
enredado nos ramos não ensina outra coisa,
dizias tu, olhando
as palmeiras correr para a luz.
Que chegava ao fim.
E com ela as palavras.
Procurei os teus olhos onde o azul
inocente se refugiara.
Na infância, o coração do linho
afastava os animais da sombra.
Amanhã já não serei eu a ver-te
subir aos choupos brancos.
O resplendor das mãos imperecível.

Foz do Douro, 18.1.2000

Eugénio de Andrade


"Los locos van libres por las salas y pasillos o
por las habitaciones de los hombres, sin que
ello inspire el menor recelo de evasión o
desorden. Incluso algunos de ellos,
pertenecientes a familias distinguidas,
acompañan a las visitas, hacen los honores de
la casa. Guardan las más suaves formas de
cortesía y buena educación.
Ullesperger, "Historia de la Psicologia y de la Psiquiatria
en España", 1854

In António Lobo Antunes, "Não entres tão depressa nessa noite escura",
2000, Publicações Dom Quixote



Comments:
Tem razão, José. Obrigada pelas palavras. E de poucas coisas se faz a felicidade... e a gente caminha, sempre :)

Aquelas palavras são um pouco o espelho de um sentimento que muitas vezes me acompanha, de que a minha vida não anda para a frente. Tem a ver com a fase que estou a atravessar. Mas eu sei que o caminho não é sempre em frente. Eu sei.

mas é como diz o outro, saber a gente sabe. Às vezes era preferível que não soubéssemos tanto. Ou que não achássemos que sabemos tanto, porque no fundo, nada sabemos...

Enfim. Divago. Um bom domingo e muito obrigada pelas palavras.
 
Venham de lá essas epígrafes à média de uma por dia.
Segunda-feira vou a CB. Queres ir comigo?
MB
 
Caro manel,

Bem hajas pelo convite! Aceito, claro!
Bom Domingo.Um abraço
 
lindo, lindo, lindas palavras, amigo d'alem mar !
volte sempre, que cá eu tambbém volto!

abraços !
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Page Counters